Treze Tílias

Treze Tílias é um município de Santa Catarina, localizado no meio-oeste do estado, a uma altitude de 796 metros, com população, estimada em 1914, de 7082 habitantes.

 

Foi fundada em 13 de outubro de 1933, por imigrantes da região do Tirol, principalmente do Tirol Austríaco, mas também do Italiano, que fugiam da grave crise econômica na Europa, durante os anos de 1933 e 1937. Devido à Primeira Guerra Mundial, a economia austríaca estava abalada e o então ministro da agricultura da Áustria, Andreas Thaler, resolveu emigrar para o Brasil acompanhado de algumas famílias de emigrantes austríacos do Tirol e demais regiões austríacas, em busca de melhores condições de vida. Chegaram ao centro do estado de Santa Catarina, onde encontraram um clima temperado, semelhante ao clima europeu, e terras férteis, propícias para a fundação de uma colônia organizada.

 

Localização

A cultura sempre foi um ponto de destaque na colonização, que teve a fundação da Banda dos Tiroleses ainda no primeiro navio de imigração, a arte da escultura e o canto já presentes no primeiro natal na nova pátria e com o passar dos anos, novos grupos foram se formando com o intuito de preservar a identidade de Treze Tílias, que é hoje conhecida nacionalmente como “O Tirol Brasileiro”.

 

Portal

 

Além da cultura austríaca, Treze Tílias recebeu descendentes de alemães (principalmente do Hundsrück e Westfalen) de italianos (principalmente de Vêneto e Lombardia), fazendo com que a cultura europeia seja muito influente na cidade e região.

 

Vista aérea da cidade

Vista do alto de um mirante

 

 

Centro da cidade

Centro da cidade

 

 

Com eles veio também a arte da escultura em madeira, que aqui se desenvolveu, formando um polo artístico no Brasil e exterior.  Além de vários pontos de visitação, a cidade dispõe de uma ampla infraestrutura hoteleira e gastronômica, onde o visitante pode encontrar conforto, bom atendimento, apresentações folclóricas e culturais. A arquitetura típica dos Alpes, o idioma, a gastronomia, a música, a cultura e o folclore fazem de Treze Tílias uma típica cidade austríaca em pleno território brasileiro. “. A cidade fica entre colinas e belos jardins; sua arquitetura urbana tipicamente austríaca pode ser vista nos detalhes das sacadas, floreiras, entalhes em madeira das casas em estilo Alpino.

 

Casa típica

Casa tíca em madeira

 

Além da cultura austríaca, dos aconchegantes hotéis, a cidade ainda oferece como atrativos o parque Lindendorf com shows de música típica, a minicidade de madeira, o museu municipal Andréas Thaler e o Termas Internacional Vale das Tílias, parque aquático abastecido por fonte própria de águas termo minerais.
Outro atrativo é a gastronomia típica que serve pratos como chucrute, apfelstrudel, gulash e outros.
Treze Tílias é também conhecida como a capital catarinense da escultura em madeira.

 

Treze Tílias é uma cidade tipicamente austríaca em plena Santa Catarina. As semelhanças naturais e climáticas com a região do Tirol foram decisivas na época de sua fundação, em 1933. Hoje, além da paisagem, tudo na cidade lembra a Áustria: os sobrados brancos com detalhes em madeira e floreiras nas janelas, a gastronomia, as tradições, festas e danças típicas, além dos belos e bem cuidados parques. Destaque também para os produtos coloniais, o artesanato austríaco e para o principal evento turístico do município: a Tirolerfest.

 

O nome da cidade tem como referência o livro de poemas Dreizehnlinden, do alemão Friedrich Wilhelm Weber, que traduzido é As Treze Tílias. Os poemas fazem alusão aos mesmos sonhos que os imigrantes tinham ao emigrar para o Brasil, por isso batizaram a cidade em homenagem a este poema.

 

Há na cidade muitas lojas de escultores locais, isso porque, segundo conversas, também é uma característica comum do povo austríaco. Como o inverno na região do Tirol era longo e intenso, e não dava para fazer muita coisa fora de casa, para passar o tempo as famílias entalhavam pedaços de madeira no porão da casa.

 

Eventos

 

Tirolerfest

 

Tirolerfest
Evento que celebra as tradições dos colonizadores austríacos, com apresentações de grupos folclóricos, música e gastronomia típica. Em outubro (mês de aniversário da cidade), na Praça Municipal Ministro Andreas Thaler.

 

Semana da Escultura
Exposição de trabalhos de vários artistas da cidade, além de apresentações culturais e culinária típica. Em julho, no Centro de Eventos Maria Thaler Moser. Rua Antônio Carlos Konder Reis, s/n, Centro.

 

Escultura

 

Escultura2

 

Escultura3

 

 

Feira Agropecuária e Industrial / Exposição de Gado Leiteiro
Vitrine da produção agropecuária da cidade.
Em abril, no Parque de Exposições.
Rua Três Barras, s/n, Centro

 

Folder

 

 

Auto de Natal
Encenação musical (em alemão) da trajetória de José e Maria. Praça Municipal Ministro Andreas Thaler.

Réveillon
Grande festa animada por apresentação de bandas e show pirotécnico. Praça Municipal Ministro Andreas Thaler.

 

O que visitar

Uma sugestão é fazer um passeio a pé pelo centro da cidade. Além das lojas de escultura dá para ver e visitar muita coisa legal, e um ponto de partida interessante é a Casa de Cultura na Secretaria de Turismo. A visita na Casa de Cultura é gratuita, onde dá para assistir um vídeo de pouco mais de 5 minutos, com o resumo da história do município.

 

Hotéis-fazenda

Muitos hotéis-fazenda e pousadas rurais da região oferecem cavalgadas aos hóspedes

 

Artesanato

Adquira artesanato típico austríaco, móveis, esculturas em madeira e obras sacras nas lojas de artesanato da cidade.

 

Termas de Treze Tílias

 

Termas de Treze Tilias

Parque aquático exclusivo para sócios e hóspedes de hotéis conveniados, oferece piscinas para adultos e crianças, toboágua, bar molhado, churrasqueiras, lanchonete, pizzaria com boliche, sala de jogos, quadra de areia, salão de eventos e loja. De quarta a domingo, das 9h às 19h.
Rua João Anrain, s/n, Centro.
Fone: (49) 3537-0396
www.termasdetrezetilias.com.br

 

 

Praça Andreas Thaler (2)

 

Praça Municipal Ministro Andreas Thaler
Praça central da cidade, bem arborizada e ornada por uma bela cascata. No local está situado o prédio da prefeitura, de arquitetura tirolesa, e o monumento em homenagem a Andreas Thaler.

 

 

Treze-Tílias-portal

Portal
A construção em estilo alpino, situada na entrada da cidade, tem beiral largo e varandas com floreios típicos da arquitetura tirolesa.

 

Linha Babenberg
Esta colônia austríaca abriga a primeira igreja construída no município, situada no local onde os primeiros imigrantes se instalaram. No Dia das Mães e no dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) a gruta próxima à igreja é destino de muitas romarias. A 7 km do Centro.

Linha Pinhal
Colônia formada por descendentes de italianos que mantêm suas tradições na arquitetura, nos costumes e na gastronomia. Há cantinas e produtos coloniais. A 10 km do Centro.

 

Museu da Imigração Austríaca
Antiga residência de Andreas Thaler (ex-ministro austríaco que liderou o grupo de imigrantes fundadores de Treze Tílias), preserva objetos, fotografias e documentos sobre a colonização da cidade. Foi construída em 1937. Segunda, quarta, quinta, sexta e sábado, 8h às 12h e 13h30 às 17h30.
Rua Dr. Basílio Celestino de Oliveira, s/n, Centro.
Fone: (49) 3537-0997.

 

 

Vinicola Kranz

 

Vinícola Kranz
A Vinícola Kranz utiliza uma das mais modernas tecnologias de fabricação, com equipamentos importadas da Itália e adaptados para obter mais eficiência, segurança e qualidade na produção de merlot, cabernet sauvignon, rose, chardonnay, viognier, sauvignon blanc e espumantes. A Kranz possui um amplo receptivo para turistas, com visitações técnicas, bistrô, área de tecnologia e loja ao varejo. A Kranz é a única do Brasil que produz no processo “cold pressing”de tecnologia austríaca, sucos integrais 100% puros de maçã, pera e diversas frutas silvestres. Oferece também uma linha exclusiva de Delikatessen, como geleias, doces de corte, chocolates especial, etc. Pela tecnologia e gestão aplicadas no projeto da Vinícola, a Kranz foi a vencedora do Prêmio Nacional de Inovação 2012 ALI-Indústria. A Kranz possui um amplo receptivo para turistas, com visitações técnicas, bistrô, área de tecnologia e loja ao varejo

Contatos: 49 3537-0833 – vinhos@vinicolakranz.com.br – www.vinicolakranz.com.br
Endereço: Rua dos Pioneiros, 220 – Centro 89650-000

 

 

Parque Lindendorf

 

Parque Lindendorf
Possui uma minicidade (réplica de Treze Tílias), trilha ecológica e restaurante à beira do lago. Terça a domingo, 9h30 às 18h.
Rua Antônio Pattis, 10, Jardim das Flores.
Fone: (49) 3537-0658.

 

Parque dos Sonhos-Labirinto Verde

 

Parque dos Sonhos
A principal atração é o “labirinto verde”, feito de cerca viva e que encanta as crianças. O parque abriga também a sorveteria artesanal mais tradicional da cidade e lojas que vendem produtos coloniais, licores artesanais e doces típicos, como o apfestrudel (strudel de maçã). Segunda, quarta, quinta e sexta, 14h às 18h; sábado, 10h às 19h; domingo e feriados, 15h às 19h.
Rua Gardina Knolseisen, s/n, Centro.
Fone: (49) 3537-0202.

 

 

parque-do-imigrante

 

Parque do Imigrante
Área verde com lago e pedalinhos, onde está situada a Capela São Bento e uma via sacra vinda diretamente da Áustria. Diariamente, 8h às 17h30.
Rua Franz Pointl, s/n, Centro.

 

Passeio de trenzinho
Passa pelos principais pontos turísticos de Treze Tílias. Duração aproximada de 45 minutos. Grupo mínimo de cinco pessoas, com agendamento.
Fone: (49) 9976-7089 / 9966-2062.

 

Onde e o que comer

 

Prove os deliciosos pratos típicos da culinária austríaca, como o knödel (bolinho à base de pão e ovos), o spaetzle (massa similar ao nhoque, servido na sopa ou acompanhando carnes e outros pratos mais pesados) e também a linzertorte (torta de nozes com canela).

Imperdíveis também são as visitas à principal vinícola e cervejaria de Treze Tílias.

 

Depois de uma caminhada, nada melhor que parar um pouco para descansar e beber algo, e a recomendação é ir ao Café Eiskaffe Trudi, anexo ao mini golfe, no centro da cidade. O lugar é lindo e tem um açude a frente com peixes enormes, além de ter sobremesas típicas deliciosas como Apfel Strudel com chantilly e sorvete de creme, e Knodel Doce com recheio de chocolate acompanhado de farofa doce e sorvete de creme. Uma delicia!

 

Além de belas paisagens, arquitetura e comida, a cidade também é ótima pra quem gosta de uma boa cerveja. Treze Tílias é cidade natal de uma das principais e muito premiada micro cervejaria do País, a Bierbaum. Vale muito a pena visitar a fábrica e o Restaurante Edelweiss, anexo a cervejaria. O restaurante possui pratos típicos e rodízio de pizza, além de servir toda a carta de cervejas da Bierbaum. Sugiro experimentar o joelho de porco harmonizando com a Double Alt Bier ou Double Dunkel, ambas as cervejas combinam muito bem com o prato.

 

A poucos metros da entrada do restaurante há o Mundo Tirolês, lugar ideal pra quem quer levar alguma lembrança da cidade. O Mundo Tirolês é um mini shopping com artesanato local e lembrancinhas temáticas da cidade e cultura local. Ali também dá pra comprar um livro de receitas típicas trazidas pelos imigrantes.

 

Autor: Levy

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *