Região dos Lagos 3 em 1

A Região dos Lagos abriga a badalada Búzios, a estruturada Cabo Frio e a tranquila Arraial do Cabo.

As praias da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, há muito tempo estão entre as prediletas dos cariocas para uma escapada de final de semana ou temporada de férias. E cada vez mais o destino está sendo visitado por viajantes de todo o país, especialmente por oferecer uma enorme variedade de porções de areia, pousadas charmosas e até mesmo uma boa experiência gastronômica. A região é um destino fácil de ser visitado e cabe em todos os bolsos. Mas o melhor mesmo é saber que encontraremos por lá praias sensacionais.

 

1 mapa rj

Armação dos Búzios ou apenas Búzios, como é mundialmente conhecida, faz divisa a oeste com Cabo Frio, município do qual tornou-se autônoma em 1995. Localiza-se a cerca de 165 quilômetros da capital do estado.

 

Búzios

Búzios-Rua-das-Pedras

É uma península com oito quilômetros de extensão e mais de vinte praias, recebendo de um lado correntes marítimas do Equador e do outro, correntes marítimas do polo sul, o que faz com que tenha praias tanto de águas mornas quanto de águas geladas. Entre as principais praias, destacam-se Geribá, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Armação, Manguinhos, Tartaruga, Ossos, Tucuns, Brava e Olho-de-Boi, esta última reservada para a prática do nudismo.

 

Entre as cidades da Região dos Lagos, quem oferece mais praias é Búzios. São mais de 20 opções capazes de agradar a todos os gostos. Em Búzios há algumas praias desertas, outras bastante agitadas. Praias que formam piscinas, outras com muitas ondas.

 

Com uma volta de carro pela cidade, a península tem apenas 8 km de extensão, pode-se escolher as porções de areia prediletas e curtir cada uma delas com calma. E o melhor de tudo é saber que as praias de Búzios são facilmente acessíveis. Não há necessidade de longas trilhas, barcos ou deslocamentos complicados.

 

Praia de Geribá

 

2 praia-de-geriba

Praia mais popular e agitada da cidade. Boa opção para quem gosta de movimento, infraestrutura e espaço. O mar costuma ser batido e venta bastante na praia.

 

Praia de João Fernandes e João Fernandinho

As duas praias estão lado a lado, mas não há acesso que leve direto de uma para a outra. A irmã maior, João Fernandes, tem boa infraestrutura e pode ser acessada de carro. Já a irmã menor, João Fernandinho, é mais rústica e tem acesso por uma escadaria na beira da rua.

 

Praia da Azeda e Azedinha

 

3 azeda-buzios

Essas têm mar calmo, ambiente rústico e são lindas. Com faixas de areia bem curtas, a Azeda é um pouco maior e com mais infraestrutura que a Azedinha. Separadas apenas por um curto caminho de pedras, será fácil transitar entre elas.

 

Praia da Ferradura

Esta por ter mar extremamente calmo e raso, atrai muito os grupos com crianças. A faixa de areia é disputada, especialmente no canto esquerdo, onde há oferta de quiosque e restaurante.

 

Praia da Ferradurinha

 

4 ferradurinha

Bem pequenina e protegida, tem mar extremamente calmo e é excelente para crianças e prática de STAND UP PADDLE, caiaque e até mesmo uma travessia a nado.

 

Praia do Forno

 

5 praia-do-forno

É famosa pela areia cor de rosa e água mais quente que a média de Búzios. Pouco frequentada pelos turistas, a Praia do Forno está quase sempre vazia. Um pequeno bar atende às necessidades básicas dos frequentadores.

 

Praia da Foca

 

10 foca

Muito pequena e quase imperceptível para quem passa na estrada. É praticamente desconhecida entre os turistas. Com paisagem única em Búzios, ela oferece curtíssima faixa de areia, mas um visual maravilhoso.

 

Praia Brava

 

6 praia-brava

Tem faixa de areia dividida em duas porções por uma pedra. A passagem de um lado para o outro é tranquila e as duas experiências são bem distintas. É uma das mais chiques de Búzios.

 

Praia Olho de Boi

Destinada à prática do naturismo, é a porção de areia que exige mais esforço para ser alcançada. Para chegar até lá é preciso seguir a trilha de vinte minutos que parte do canto direito da Praia Brava.

 

Praia da Tartaruga

 

7 tartaruga

Atrai pelo mar calmo, boa faixa de areia e variedade de restaurantes e quiosques. Ela está entre as mais procuradas pelos turistas, especialmente por quem deseja praticar snorkeling, SUP e caiaque

 

Praia da Armação

 

8 armacao

É o principal ponto de encontro de Búzios. Sempre cheia, ela atrai os turistas pela bela Orla Bardot, pela Rua das Pedras e a grande variedade de restaurantes e lojas na região. Além de um belo pôr do sol

 

Praia do Canto e Praia dos Amores

Localizadas no final da Praia da Armação, oferecem mar calmo e boa faixa de areia. É quase uma piscina, especialmente se forem aproveitados os vãos entre as pedras que a dividem da Praia dos Amores.

 

Praia de Manguinhos

É point do windsurfe, kitesurfe e vela. Ela também oferece um dos melhores complexos de restaurantes da cidade, o Porto da Barra. O lugar proporciona um maravilhoso pôr do sol que pode ser observado à beira-mar no píer.

 

Praia de Tucuns

É quase deserta. Com longa faixa de areia, ela é um presente para quem gosta de praia vazia e boas ondas. Ideal à para prática de esportes que dependem de vento ou de espaço.

Praia de Caravelas e Praia de José Gonçalves

 

9 caravelas

Localizadas na estrada que dá acesso a Cabo Frio, são formadas por faixas de areia pequenas, mas com mar agitado.

 

A exploração turística e a ocupação imobiliária do local tiveram início após a fama internacional dada a Búzios pela atriz francesa Brigitte Bardot, que a visitou em 1964. Hoje, a cidade é tão visitada por turistas do mundo inteiro, principalmente argentinos, que alguns a chamam de a “Saint-Tropez brasileira”.

 

 

Cabo Frio

 

Cabo Frio

 

Cabo Frio, é o maior e mais bem estruturado município da Região dos Lagos. A cidade fica a 156 km ao Norte do Estado do Rio de Janeiro. Nos meses de férias escolares, finais de semana e feriados, turistas lotam as praias em busca de sol e muita diversão.

 

É a maior cidade da Região dos Lagos. Apesar de já não ser mais uma cidade pequena, ainda oferece belas faixas de areia para aproveitar dias de sol, a começar pela mais movimentada delas, a Praia do Forte. A alta temporada ganha ainda mais força pois fica lotada em feriados prolongados e férias escolares. Já não é tão fácil aproveitar praias quase desertas, pois Cabo Frio ainda é um bom ponto de apoio para quem pretende explorar toda a Região dos Lagos. Há grande oferta de hotéis, apartamentos para temporada, comércio muito desenvolvido e, para a felicidade de quem gosta de compras, a famosa Rua dos Biquínis, que é um shopping a céu aberto onde predominam as marcas de moda praia, é também o único shopping da Região dos Lagos.

 

As praias de Cabo Frio são bem distantes umas das outras e um carro será fundamental para se locomover pela cidade. A boa notícia é que as praias são facilmente acessíveis, com exceção da Praia Brava, que exige um percurso em trilha para ser visitada.

 

Praia do Forte, Praia das Dunas e Praia do Foguete

 

 A praia do forte

A principal praia de Cabo Frio é a Praia do Forte. Ela tem uma excelente infraestrutura, cheia de quiosques, uma bela orla e muitas barraquinhas. Por isso, é a mais procurada da cidade. A areia é bem branquinha e fina, enquanto o mar é agitado e frio. O local é um dos prediletos dos surfistas. O canto esquerdo da praia é marcado pelo Forte São Mateus, que dá nome à praia. Do alto do mirante é possível ver uma grande parte da faixa de areia, que tem 7,5 km de extensão e ganha outros nomes até chegar em Arraial do Cabo.

Antes de chegar em Arraial do Cabo a Praia do Forte se torna Praia das Dunas e a Praia do Foguete.

 

Praia das Conchas e Praia do Peró

 

Praia das Conchas

 

Praia do Peró

Com faixas de areia vizinhas, separadas apenas por uma pequena formação rochosa, a essas praias oferecem mar calmo, restaurantes, quiosques e são boas pedidas para crianças. A Praia das Conchas, entre o Morro do Vigia e a Ponta do Arpoador, é uma pequena enseada, em formato quase perfeito de concha, com quiosques de madeira que lembram as praias de antigamente. A estrutura é simples, mas a comida famosa.

 

Ilha do Japonês e Praia Brava

 

D ilha do japones

Menos conhecida entre os turistas, mas com um visual bastante interessante, a Ilha do Japonês oferece água transparente, quiosques com boa comida e cerveja gelada. A ilha está localizada dentro de uma enseada e pode ser acessada por pequenos barcos que fazem o trajeto de ida e volta por seis reais. Pode-se optar entre ficar na ilha, que é bem pequenina e com água muito rasa, ou nos quiosques localizados no continente.

 

Arraial do Cabo

 

Centro Arraial do Cabo

A água com diferentes tons, como se fosse o mar do Caribe, tem atraído cada vez mais turistas. A cidade é bem pequena e até pouco tempo era conhecida somente pelos passeios de barco até a Praia do Farol. Porém, após a descoberta de Arraial por turistas de todo o Brasil, está mudando a cara da cidade, que deixou de ser apenas um passeio de bate a volta para se tornar destino principal de quem visita à Região dos Lagos.

 

Apesar de não oferecer tantas pousadas quanto Búzios e nem um comércio tão desenvolvido quanto Cabo Frio, Arraial do Cabo certamente possui as praias mais impressionantes da Região dos Lagos.

 

As praias têm acesso fácil e não exigem grande esforço físico dos visitantes.

 

Prainhas do Pontal do Atalaia

 

I pontal-do-atalaia 

A escadaria que leva às Prainhas do Pontal do Atalaia é um dos principais cartões postais da Região dos Lagos. Do alto é possível observar com clareza a mudança da cor do mar de acordo com a corrente que entra na enseada. A faixa de areia branquinha, banhada por mar calmo, vira duas praias apenas na maré alta. É uma das mais belas praias de Arraial e, de quebra, ainda oferece vista para a Praia do Farol. As Prainhas conseguem ser, ao mesmo tempo, movimentadas e desertas. Há espaço para quem gosta de guarda-sol e cadeiras, com barraquinhas onde são vendidas comidas e bebidas, ou para quem prefere se sentar na areia para curtir a paisagem sem nenhuma interferência. Além do trajeto de carro, também é possível chegar às Prainhas a pé ou de barco, a partir da Praia dos Anjos.

 

Praia do Farol

 

Praia do Farol

O acesso limitado torna a praia do Farol um sonho entre os viajantes. Para ir até lá, só em passeio nos barcos autorizados pela Marinha. E o tempo de visita é limitado a apenas 45 minutos. Quase não dá para curtir a praia devido ao tempo limitado, e é quando você chega e percebe que está em uma das mais espetaculares praias do país. Com vegetação nativa, areia muito branca, mar calmo e absolutamente transparente, a Praia do Farol é um espetáculo imperdível. O passeio de barco tem custo entre R$ 30 e R$ 60, sendo que há limite também para o número de visitantes, por isso, escolha um dos barcos que partem mais cedo da Praia dos Anjos. Os passeios costumam fazer paradas também nas Prainhas do Pontal do Atalaia e na Praia do Forno

 

Praia do Forno

 

III Praia-do-Forno

O mirante no alto da trilha que chega à Praia do Forno oferece um dos mais belos cenários para fotos em Arraial do Cabo. Difícil resistir à tentação de ficar só admirando a paisagem. Mas a verdade é que a Praia do Forno é ainda mais linda vista com os pés na areia. A água tem diferentes tons e é uma das mais agradáveis para banho, especialmente por ter a temperatura um pouco mais alta que a média de Arraial do Cabo.

 

Praia Brava

Esta é a praia mais escondida de Arraial do Cabo e também uma das mais desertas. O acesso é pelo alto, em trilha de 15 minutos com escada e pedras. Há pouca sombra na praia, só na encosta das pedras, e quase nunca há vendedores ambulantes.

 

Prainha

 

IV Prainha 

Ela é a visão de boas-vindas para quem chega à Arraial do Cabo. À beira da estrada, a Prainha recebe os visitantes com o intenso colorido do mar. A praia tem boa variedade de quiosques e está próxima a muitos apartamentos e pousadas. Ótima para quem curte SUP, caiaque ou outros esportes adequados ao mar calmo.

 

Nos finais de semana, ela costuma ficar bem cheia, especialmente por ser a mais frequentada pelos moradores.

 

Praia Grande

 

V Praia-Grande 

A longa faixa de areia da Praia Grande segue até a cidade de Saquarema, onde se transforma em um dos melhores points de surf no Rio de Janeiro. No trecho de Arraial do Cabo, a Praia Grande também oferece boas ondas, belas dunas branquinhas e muitos quiosques. É a orla com mais infraestrutura na cidade e point predileto para ver o pôr do sol à beira-mar.

 

Praia dos Anjos

 Apesar de ser uma das praias mais movimentadas de Arraial do Cabo, a Praia dos Anjos não está entre as melhores opções para banho. O local é ponto de chegada e partida dos barcos pesqueiros e também dos barcos de passeio. Esse movimento não permite que a água seja tão límpida quanto em outras regiões.

 

Praia do Pontal

 

Praia do Pontal  

Continuação da faixa de areia da Praia do Forte, Praia das Dunas e Praia do Foguete – as três em Cabo Frio – a Praia do Pontal é a primeira de Arraial do Cabo. Ela está bem escondida e quem chega à cidade pela estrada não consegue enxergá-la. Exatamente por isso a Praia do Pontal costuma ser bastante tranquila e com pouco movimento, mesmo em dias quentes de verão. A faixa de areia é bem longa e muito branca. Com boas árvores à beira-mar, ela é ponto certo para quem gosta de sombra e água fresca.

 

 

Autor: Levy

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *