Praias de Maragogi

Menina dos olhos de muitos brasileiros ávidos por sombra e água fresca, as praias da pequena cidade alagoana impressionam pela beleza e pela transparência. Basta um dia de sol, e que o vento ou a chuva não insistam em remexer as águas, para que o potencial do mar de Maragogi seja revelado.

Cercada por corais que formam um belo conjunto de piscinas naturais, Maragogi é um lugar para estar em contato direto com a natureza. Visitando as piscinas, também chamadas de galés, é certo que você se depare com muitos peixes e com diferentes espécies da vida marinha. São três conjuntos de piscinas onde há passeios de barcos. As galés “principais”, que são as maiores piscinas naturais de Alagoas, Taocas e Barra Grande, que podem ser conhecidas caminhando no período de maré baixa.

Maragogi

 

Maragogi é um destino de praias, portanto, a viagem fica ainda melhor se for feita em dias de tempo aberto. O verão é a estação em que a cidade está mais cheia e movimentada, não apenas devido ao tempo propício para fazer atividades ao ar livre, mas por ser também o período em que o mar fica com águas mais claras e cristalinas.

Temperaturas altas são registradas durante todo o ano, sem grandes mudanças com o passar das estações. A média de temperatura anual da cidade gira em torno dos 25ºC, sendo registradas médias de 25ºC no verão e 23ºC no inverno. É constante um ventinho nessa região, o que ajuda a amenizar o calor. Não raramente, o dia começa nublado e vai ficando aberto com o passar do tempo.

Em meio a tantos atributos naturais, uma atração se destaca e extasia os visitantes em Maragogi. São os arrecifes de coral com flora e fauna riquíssimas, que na maré baixa formam belas piscinas naturais. Estas formações coralinas integram a Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais, que se estende de Paripueira, em Alagoas, até Tamandaré, em Pernambuco.

São 3 as áreas abertas à visitação: Galés, a quase 6 quilômetros do litoral, Taocas e Barra Grande ao norte. Todas incrivelmente belas. A riqueza da fauna e da flora local impressionam. Logo na chegada os visitantes, em um primeiro momento, parecem não acreditar no que estão vivenciando. Passado o impacto inicial começam a exploração do paraíso. Com snorkel e máscara de mergulho, a hora é de contemplação. Observar as diversas espécies de seres marinhos é deslumbrante e relaxante.

As piscinas naturais de Maragogi, a 140 quilômetros de Maceió, são o principal atrativo do lugar. Realmente é impressionante que a seis quilômetros da margem surja um banco de areia com uma barreira de corais. Nas Galés, maior conjunto de piscinas, fica-se com água na altura da cintura na maré baixa e pode-se aproveitar bastante!

O fundo do mar é um lugar incrível, um mundo muito distinto do nosso, com cores mais vivas do que as câmeras subaquáticas são capazes de captar. Ou seja, é muito mais lindo do que você vê nas fotos e nos documentários. Outras sensações de quando se mergulha é ouvir apenas o barulho da sua respiração, é muito relaxante.

 

As belezas de Maragogi são inúmeras. Vamos descreve-las começando pelas praias paradisíacas:

 

Burgalhau

1 BURGALHAU

 

Considerada um dos recantos da região, essa bela praia é conhecida principalmente por sua tranquilidade. Conta com uma grande faixa de areia clara batida, o mar é calmo, de águas cristalinas e de temperatura amena. É ideal para o banho e prática de esportes náuticos, como jet ski. Cercada por coqueiros, essa praia é uma boa opção para um agradável dia de férias. Possui moderada infraestrutura, mas uma boa dica é levar alimentos e bebidas para que não aconteçam imprevistos.

 

Japaritinga

2 JAPARITINGA

 

A praia propriamente dita fica na vila, com águas tépidas e um coqueiral deslumbrante. É onde se encontram a prefeitura, os dois postos de saúde, as escolas, as praças, a delegacia, o mercado público e a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias, construída pelos holandeses há mais de 300 anos. Com águas mansas e mornas, tem bares e restaurantes.

 

Antunes

3 Antunes

 

Para unir beleza e tranquilidade ao mesmo tempo, visite a Praia Antunes. Uma praia menos movimentada, mas com um cenário completo, como tudo em Maragogi. Suas águas são cristalinas e em maré baixa proporciona uma caminhada mar a dentro, com a oportunidade de observar algumas espécies de animais marinhos.

Barra Grande

4A BARRA GRANDE

 

De pequena extensão, seu clima agradável faz dela um dos lugares mais aconchegantes da região, recebendo diversos turistas durante a alta temporada. Conta com uma boa faixa de areia clara, o mar é calmo, de águas cristalinas e temperatura amena, propício para o banho e prática de alguns esportes náuticos, como caiaque e vela. Com diversos coqueiros próximos, o lugar é propício ao descanso, e o visitante pode relaxar na sombra de uma árvore ou dando um delicioso mergulho. Essa praia possui infraestrutura próxima, sendo uma boa opção para passar um belo dia de férias.

 

Barreiras do Boqueirão

5 BARREIRAS DO BOQUEIRÃO

 

Pouco explorada, muitos consideram a praia semisselvagem. O mar no local é denso, com ondas fortes, que formam erosões na areia. As altas ondas fazem do lugar o mais indicado para quem quer surfar.

Conta com uma boa faixa de areia dourada e fina, o mar é levemente agitado, apresentando certo movimento dependendo do tempo. De águas cristalinas, é ideal para o banho e prática de alguns esportes náuticos, como jet ski.

Possui uma pequena infraestrutura próxima, mas que atende bem os visitantes com bebidas e petiscos.

 

Bitingui

6 bitingui

 

Se a beleza natural do Alagoas encanta a qualquer turista que conhece o local, que tal levar para casa várias peças de artesanato? A praia se destaca de várias da região por ter várias lojas de artesanato na orla, com muitas peças decorativas e acessórios feitos em palha que encantam pela criatividade e beleza. É deserta, silenciosa e tem mar calmo. Ela é toda em formato de “U”, lembrando uma ferradura.

Recomendamos levar tudo de que você poderá precisar durante sua visita ao local como roupas e lanche.

 

Pontal do Boqueirão

7 Pontal-do-Boqueirão

 

Esta praia é um pouco diferente das outras praias de Japaratinga. O local é tranquilíssimo e tem um mar esverdeado muito bonito, assim como outras praias próximas, mas sua diferença é ter algumas falésias nas proximidades de Barreira do Boqueirão. Essa praia está perto do Rio Manguaba, onde há a divisa dos municípios de Japaratinga e Porto de Pedras. Mesmo sendo pequena, há pousadas para todos os gostos e bolsos.

 

Praia de Maragogi

8a Maragogi

 

Como o próprio nome sugere, é a principal praia da cidade. Ela fica localizada no centro e é bastante movimentada, pois em suas proximidades estão instalados vários restaurantes, bares, hotéis e pousadas; por causa do movimento, é uma praia com mais lixo na areia.

 

Peroba

9a Peroba

 

Praia de mediana extensão e grande beleza, é considerada uma das melhores opções para os que buscam um lugar aconchegante e tranquilo para descansar. O mar é calmo, de águas cristalinas, que mais parece uma grande piscina natural. De temperatura agradável, é ideal para o banho e para a prática de esportes náuticos. Essa praia possui diversas casas de veraneio, com moderada infraestrutura próxima.

 

São Bento

10 São-Bento

 

É um povoado de Maragogi conhecido pela fabricação do bolo de goma, biscoito artesanal feito com coco. A praia, com águas calmas, é bastante visitada por pescadores e moradores da região, e por isso, é comum ver meninos do povoado jogando bola perto do mar ou pessoas procurando mariscos

 

Xaréu

11 xaréu

 

Ela fica perto de uma pequena vila com casas de veraneio e não tem muito comércio na areia ou muito movimento de banhistas durante a semana, tornando-se ideal para quem viaja em busca de tranquilidade, mas aos sábados e domingos, fica cheia de bares improvisados à beira mar e na orla. Xaréu é uma praia a cerca de 8 km do centro de Maragogi.

É possível, inclusive, caminhar por alguns metros mar adentro. As ondas fracas são devido à proteção das barreiras de coral. A lagoa quando formada é um atrativo a mais para crianças. Há quem coloque a cadeira dentro d’água para relaxar ainda mais.

 

Boqueirão

12 boqueirao

 

Extensa e repleta de coqueiros, a praia do Boqueirão é mais um dos refúgios do litoral sul de Alagoas. Com pouco movimento, mas uma beleza fora de série, essa é mais uma das praias do litoral alagoano ótima para relaxar. Diferentemente de praias de grandes centros urbanos, aqui o movimento de pessoas é pequeno.

Na maré baixa, é possível caminhar por bancos de areia para chegar até arrecifes.

 

Camacho

13 camacho

 

Ainda pouco conhecida por turistas que visitam o município, essa praia recebe visitas durante a alta temporada, ficando praticamente deserta o restante do ano. Seus principais frequentadores são moradores da região e pescadores. Conta com uma boa faixa de areia dourada e fina, o mar é calmo, de águas cristalinas, propício para o banho e para a prática de esportes náuticos como caiaque. É uma boa opção para todos os públicos, principalmente para famílias com crianças. Cercada por coqueiros e vegetação nativa, praticamente não conta com infraestrutura, sendo indicado que o visitante leve alimentos e bebidas.

 

Dourado

14 Dourado

 

Com coqueiros, esta praia é bastante calma. Suas águas são cristalinas e as areias são claras e fofas. Conta com uma boa faixa de areia clara, o mar é calmo, de águas cristalinas, que mais parece uma lagoa. É ideal para o banho, principalmente para crianças e idosos. A prática de esportes náuticos também é favorecida, como windsurfe e caiaque. Cercada por vegetação nativa, essa praia não conta com infraestrutura próxima.

 

Patacho

15 patacho

 

Praia deserta, água morna, arrrecifes que formam piscinas naturais na maré baixa e coqueirais a perder de vista são alguns dos atrativos que fazem da Praia do Patacho uma das mais bonitas do Brasil.

Recebe poucos visitantes, não tem comércio ou vendedores ambulantes e ainda oferece um mar calmo e de águas esverdeadas. Para aproveitar o sol, evite visitar o lugar no final da tarde

 

Ponta de Mangue

16a ponta-de-mangue

 

Ponta de Mangue é uma das praias mais famosas de Maragogi. Ela fica no litoral norte da cidade e faz sucesso pelas águas claríssimas e mornas, principalmente no período do verão. Apesar de o nome sugerir que a água dessa praia pode ser turva, basta conhecê-la no período certo para ver que suas águas podem se assemelhar às de praias do Caribe.

 

Os passeios (além das praias)

 

Passeio de buggy em Maragogi

passeio-de-buggy

 

 

O litoral de Alagoas ainda pode ser explorado por veículos como o buggy. A aventura proporciona ao turista praias paradisíacas, conhecendo uma das partes mais bonitas do litoral brasileiro.

Portanto, mesmo que você esteja pensando em alugar um carro em Maragogi e fazer o trajeto até a Praia dos Carneiros, deve reservar um dia para fazer o passeio de buggy. Isto porque o carro percorre toda a zona litorânea pela rodovia. Já o passeio de buggy vai pela areia da praia e acaba-se curtindo melhor as praias do norte e do sul.

 

 

ABM – Associação de Bugueiros de Maragogi

Passeios de buggy no litoral norte de Alagoas com motoristas/guias credenciados.
Preços por buggy para até 4 pessoas.

 

Opção A: LITORAL NORTE – 7 praias: Burgalhau, Barra Grande, Xaréu, Ponta de Mangue, Dourados e Peroba (divisa de Alagoas com Pernambuco) com paradas para banho de mar.

 

Opção B: LITORAL SUL – Praias de Camacho, São Bento, Salgado, Japaratinga, Bitingui, Barreiras de Boqueirão (banho de bica, banho de água doce em fonte natural) com paradas em mirantes para fotos.

 

Galés – piscinas naturais de Maragogi

Galés 3

 

Galés (3)

 

Galés (2)

 

Galés (4)

 

 

Em meio a tantos atributos naturais, uma atração se destaca e extasia os visitantes em Maragogi. São os arrecifes de coral com flora e fauna riquíssimas, que na maré baixa formam belas piscinas naturais. Estas formações coralinas integram a Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais, que se estende de Paripueira, em Alagoas, até Tamandaré, em Pernambuco.

 

As famosas galés da cidade de Maragogi são piscinas naturais que se formam a quilômetros de distância da costa devido à maré baixa que expõe seus recifes de corais e possibilita o contato com peixes de diferentes espécies.

São muitas as praias na região de Maragogi que formam piscinas naturais, mas há três principais, que são: Galés (próximas ao Salinas do Maragogi), Taocas (que fica em frente à praia de Maragogi) e Barra Grande (em frente à praia de Barra Grande).

 

Informe-se em seu Hotel ou Pousada para fazer as reservas com antecedência.

 

O passeio não é realizado em todos os dias, pois depende da maré e há restrição ao número de visitantes/dia, além do rodízio das embarcações.

 

São 03 áreas abertas à visitação: Barra Grande, Galés e Taocas

 

A visita só é permitida com maré máxima, no período de 06:00h às 17:00h O passeio é feito em catamarãs e lanchas, com duração de 02:30h,

 

Preços:

Embarcação: a partir de R$ 75,00/pessoa

Mergulho superficial: aluguel de máscara e snorkel R$ 15,00.

Mergulho com cilindro: R$ 120,00, incluindo CD com fotos do mergulho.

 

Atenção:

1.Só faça o passeio com empresas credenciadas, comprometidas com a segurança e o meio ambiente.

2.Sugerimos que compre um snorkel, que será mais higiênico, já que os alugados todos fazem uso do mesmo equipamento. A visualização pode ser feita sem snorkel, bastando os óculos de mergulho, apenas boiando na superfície.

 

Como chegar

 

Maragogi fica bem no meio do caminho entre Maceió e Maragogi, cerca de 125km distante de cada uma delas. Assim, você tem a opção de chegar pelos aeroportos internacionais de qualquer uma das cidades, tanto o Aeroporto Internacional dos Guararapes (REC), em Recife, quanto o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares (MCZ), em Maceió.

O percurso leva pouco mais de duas horas, tanto de Recife, quanto de Maceió. No entanto, indicamos a chegada pelo Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, que, além de contar com uma maior oferta de voos, fica bem na saída para o litoral sul do estado, caminho para Maragogi.

 

Partindo de Recife
O turista deve pegar o acesso a BR101 Sul seguindo até a cidade do Cabo de Santo Agostinho de lá o turista deve migrar para a PE60 que é a rodovia que vai pelo litoral, passando pelas praias de Porto de Galinhas e Tamandaré, A PE-60 é muito bem sinalizada só seguir as placas até chegar à Maragogi.

De ônibus: Estando em Maceió ou em Recife a melhor maneira de chegar a Maragogi de ônibus e pela empresa Real Alagoas, que dispõem de ônibus muito confortáveis. A empresa opera com saídas de Recife/Maceió e Maceió/Recife, ambos passam pela cidade de Maragogi, então é só informar o destino no momento do embarque. O tempo médio da viagem e de 2 horas e 30 minutos e o valor das passagens custam em média R$ 20,00 reais.

 

Autor: Levy

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *