Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é uma praia localizada no município de Ipojuca, distante 70 km de Recife. A região possui piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, além de estuários, mangues, areia branca e coqueirais. Toda a região é muito frequentada por turistas e surfistas  de diversas nacionalidades, sendo eleita pela revista Viagem e Turismo, como a “Melhor Praia do Brasil” por 10 vezes consecutivas.

 

MAPA

 

Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, devido à sua abundância em pau-brasil. No auge da escravidão no Brasil, era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro. Muitas vezes, os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d’angola. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase tem galinha nova no porto! Desta forma, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas. A partir do início da década de 1990, tornou-se um polo turístico. Isto gerou danos à vida marinha na região, obrigando o controle da atividade dos turistas a partir de 2014.

9a Praia-de-Porto-de-Galinhas

É um destino voltado para o mar e, se você pensa em conhecer o lugar, já prepare a roupa de banho. As águas mornas e cristalinas recheadas de piscinas naturais formadas pela baixa da maré são o destaque da região, que está no topo da lista dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.

Porto_de_galinhas

 

A programação dos viajantes é, normalmente, dedicada às praias e aos passeios. Se tiver pouco tempo e quiser conhecer o essencial, não deixe de caminhar a pé pela vila, fazer o passeio de jangada que leva às piscinas naturais e curtir um mergulho entre os peixinhos. Inclua, também, no roteiro, um passeio de buggy pelo litoral, que pode permitir um mergulho em Muro Alto e um passeio pelo Pontal de Maracaípe, onde se pode admirar os cavalos-marinhos.

 

Eleita por mais de 10 anos consecutivos entre as 10 praias mais bonita do Brasil, a vila Porto de Galinhas além de possuir inúmeras belezas naturais, também possui um astral incrível. Pois apesar das ruas estreitas e da sensação do tempo passar mais devagar, ferve durante o verão recebendo turistas de todo o Brasil e dos 4 cantos do mundo.

10 centrinho

Centrinho

O centro da vila possui várias lojinhas de arte e artesanatos produzidos pelos nativos, onde as galinhas de cerâmica, souvenir oficial do balneário, os bordados, as redes e as mantas tomam contam das prateleiras e estantes.

 

Porto de Galinhas é conhecido pela beleza natural, mas a presença humana tem seu espaço por ali. Uma viagem ao vilarejo é ideal para comprar artesanato pernambucano, conhecer mais a fundo a cultura do estado e, claro, e apreciar sua gastronomia. Quem quiser estender a noite encontra, ainda, lugares para dançar ou simplesmente embalar-se ao som de uma música ao vivo, com direito a um vinho, cerveja ou um drink mais sofisticado.

 

Vários restaurantes oferecem pratos à base de frutos do mar e também da cozinha regional, tais como a macaxeira, carne de sol e bolo de rolo, estão espalhados por todo o lugar. Para completar, Porto ainda deve sobrar fôlego para o agito depois que o sol se põe. Nos bares e nas boates itinerantes, montadas na região nos meses de verão, a música rola até altas horas da noite. E o melhor é que todos os estilos têm vez. Do forró ao eletrônico, a ordem é não deixar ninguém parado.

 

Em cada canto desse paraíso, pode-se descobrir e comprovar como a natureza foi generosa. Fica tudo perto e, assim, não é mera coincidência encontrar conhecidos ou até mesmo receber aceno de alguém que nunca vimos. De dia, pode-se caminhar na areia, surfar, mergulhar andar de buggy, jet ski, jangada, fazer trilha, bicicleta, cavalo, kite surf ou simplesmente não fazer nada.

 

Como chegar

 

Porto de Galinhas é uma pequena vila de ruas estreitas, algumas ainda de terra batida, onde a vida parece passar mais devagar a maior parte do ano. Sendo assim, a principal porta de entrada do balneário é a capital pernambucana. Atualmente, com a nova via expressa, o tempo da viagem de carro entre Recife e Porto gira em torno de 1 hora sem engarrafamento.

 

A melhor forma de chegar em Porto, se você está longe do Nordeste, é pelo aeroporto de Recife. É a cidade mais próxima a Porto de Galinhas. Então veja se vale a pena voar até Recife e de lá alugar um carro no próprio aeroporto para ir em direção ao sul e chegar em Porto de Galinhas. Para saber quanto custa alugar um carro em Recife, sugiro que você utilize o site das empresas de locação que simulam as tarifas de acordo com o modelo do carro e dias desejados. Outra ideia é contratar um transfer para buscar no aeroporto e levar até o hotel. Sugerimos a Porto de Galinhas 360 Graus, que é uma agência muito elogiada por quem a usa.

 

Onde ficar

 

Quando o assunto é hospedagem, podemos dizer que, de certa forma, há dois “Portos de Galinhas”. Parece um pouco estranho definir dessa maneira, mas, na realidade, a visão do distrito de Porto e as atividades diárias dos visitantes são influenciadas pela opção de hospedagem escolhida.

 

Há o Porto de Galinhas dos resorts bem estruturados e o Porto de Galinhas das pousadas, por assim dizer. Quem opta por um resort, com valores de diárias mais salgados, muitas vezes se restringe ao próprio resort durante a viagem – utiliza a praia e a estrutura do resort e faz suas refeições no local, não participando tão ativamente das atividades da vila.

 

Quem ficar em pousadas encontrará diárias mais acessíveis em relação aos resorts, sem toda aquela estrutura grandiosa na beira da praia, mas ao mesmo tempo ficará mais próximo do comércio e circulará com frequência pela vila, por suas lojinhas e restaurantes.

 

Para quem está sem carro, indicamos hospedar-se próximo à Praia de Porto de Galinhas (ou Praia da Vila), onde está o centrinho do distrito, para poder ir aos principais locais caminhando. Quem tem veículo próprio ou pretende pagar por um táxi fica mais à vontade para escolher a localização da hospedagem, não precisando se limitar com relação à localização. Há boas opções de pousadas, hotéis e resorts ao longo dos 18km de praia.

 

Piscinas Naturais

 

É a praia mais procurada na região e umas das melhores opções sobre o que fazer em Porto de Galinhas, em função das piscinas naturais que se formam durante a maré baixa pela barreira de corais. Devido ao alto movimento de turistas, o acesso às piscinas naturais está ficando bem limitado, isso para evitar a destruição dos corais.

Porto_de_galinhas

 

A prefeitura de Ipojuca limita o acesso a certo número de pessoas por dia e se decidir visitar os corais a pé, recomendamos se programar para esperar, pois vai precisar entrar numa fila para receber a pulseirinha. Nos corais, só passa quem estiver usando uma pulseirinha. E nem é preciso comentar que todo o cuidado é pouco nestes corais. Tem lugar que é só para olhar e tem piscina que pode mergulhar, mas com cuidado para não destruir o ambiente dos peixinhos que vivem ali.

Pulseirinha

Praias

Maracaípe e Pontal de Maracaípe

1 Maracaípe

 

2 Pontal de Maracaípe

Formada na foz do Rio Maracaípe, oferece como atrativo águas mornas e claras (em dias de sol). É uma excelente opção de banho para quem gosta de águas tranquilas.

No Pontal existem algumas atrações que merecem atenção.

Passeios de jangada pelos manguezais

Passeios de lancha e caiaque

Caminhadas por trilhas

Projeto Hippocampus, onde é possível conhecer o habitat do cavalo-marinho

Almoço na beira do rio, com direito a quiosque em alguns dos bares e restaurantes que lá existem

Quem vai até a Praia de Maracaípe sempre chega até a Praia do Pontal. Lá você vai encontrar bancos de areia e bancos de corais. Vale também um passeio pelo Rio Maracaípe para apreciar os seus manguezais à margem.

 

Praia do Cupe

3 praia-de-cupe

Está localizada ao norte da Vila de Porto de Galinhas e é mais uma opção de lazer para quem visita a localidade.

São 4,5 mil metros de praia em torno do Pontal do Cupe, onde existem arrecifes que formam piscinas boas para banho. A Praia do Cupe concentra a maior parte dos hotéis e pousadas, diversos situados na beira mar.

 

Ilha de Santo Aleixo

4 Ilha de Santo Aleixo

A ilha é ótima para quem quer fazer um passeio menos tumultuado, como as demais atrações próximas de Porto de Galinhas, por exemplo. Não são todas as agências de viagem que levam até lá e tendo apenas uma barraca de praia nesse pedaço de paraíso.

Espere encontrar uma ilha em termos de beleza inigualável. Água do mar tranquila, transparente e de um verde inimaginável

 

Praia de Gamboa

5 praia_da_camboa

Praia tranquila de mediana extensão, é conhecida como um dos melhores destinos da cidade. Costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada, que aproveitam para relaxar, tomar um refrescante banho de mar e repor as energias.

Cercada por vegetação nativa e coqueiros, essa praia é dona de uma beleza natural que encanta seus visitantes. Possui moderada infraestrutura, mas uma boa dica é levar alimentos e bebidas para poder desfrutar de um agradável dia na praia.

 

Praia da Enseadinha

6 praia-enseadinha

A Praia da Enseadinha encontra-se a 13 quilômetros de distância do centro de Porto de Galinhas.  Seu mar é calmo e cálido, ideal para famílias com filhos. Para ter acesso a esse lugar é necessário atravessar o Rio Maracaípe (uma parte rasa do rio). Não conta com infraestrutura preparada, motivo pelo qual recomenda-se levar comidas e bebidas para desfrutar de algumas horas nesse paraíso.

 

Praia do Serrambi

7 praia-de-serrambi

É uma praia situada entre o Pontal de Maracaipe e a praia de Toquinho, pertencente ao município de Ipojuca. As águas são limpidas e protegidas por recifes de coral.

O seu nome é originado de um molusco bivalve, chamado de Cernambi muito comum antigamente na praia, e que era coletado em grande quantidade pelos moradores locais para ser consumido como alimento.

 

Praia de Toquinho

8 Praia-de-Touquinho

Barreira de recifes, areia branca e batida e piscinas naturais caracterizam a Praia de Toquinho: uma praia reta, cercada por coqueiral. Aliás, nos anos setenta, toda a região contemplava uma fazenda de cocos. E foi justamente esses tocos de coqueiros que deram origem ao nome da praia.

Toquinho é uma praia calma, pouco frequentada pelos turistas e com mar agitado. Há condomínios de luxo no entorno e, na orla, bares simples, que servem petiscos, bebidas e água de coco.

 

Praia dos Carneiros

9 praia-dos-carneiros

Carneiros na temporada alta é muito procurada. Nesta época a praia enche mais, mas em compensação o sol é intenso e fazem dias maravilhosos na região. Tire um dia para conhecer Carneiros saindo de Porto de Galinhas, e a viagem vale a pena porque as duas praias ficam a somente 50km de distância uma da outra. E com o novo acesso, dá para chegar na praia dos Carneiros em aproximadamente meia hora.

Carneiros é a praia da moda, cada vez tem mais estrutura e mais opções de lazer e diversão para todos os públicos. A coisa está ficando muito badalada, o que significa preços nem sempre muito agradáveis para o turista.

 

Autor: Levy

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *