Paraty, beleza e cultura

Paraty é um município situado no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro. A cidade é muito conhecida pela sua arquitetura colonial e grande variedade de eventos, sendo muitos deles, de nível internacional como a Flip, o Festival de Cinema e Festival de Gastronomia. Por conta destes atrativos e a ótima infraestrutura dos hotéis e pousadas em Paraty, a cidade atrai milhares de visitantes durante o ano inteiro.

 

localização

Entretanto, quando se deixa o clima bucólico nos contagiar e imaginamos como era a cidade no Período Colonial, o Centro Histórico te remete e você se entrega. É impossível caminhar pelas ruas cujos quarteirões não são quadriláteros perfeitos, perdendo-se facilmente entre suas ruelas e sem se deixar de ficar impressionado com as construções e a fidelidade mantida nas restaurações daquele pedacinho de história. A mistura paradoxal do arcaico e do moderno pelas esquinas é fascinante. São estruturas antiquíssimas incorporadas à modernidade dos bares e restaurantes que se alojam em seu interior.

 

C histórico 2

Viajar para Paraty é como viajar no tempo. É também uma experiência incrível de contato com a cultura popular do nosso país e com a natureza em sua forma mais espetacular. Por lá, há muita história, mar, festivais sem fim e muito o que ver.

 

centro-paraty

Paraty é pródiga em passeios, pois é cercada pela Mata Atlântica, que oferece apreciação de pássaros e animais silvestres em suas trilhas. Muitas praias para passear e curtir. Inúmeras cachoeiras. Caso seu objetivo seja cultural, então as opções são maiores ainda. Ou seja, é um destino eclético, que agrada a todos e que, certamente, também vai fazer você querer conhecer.

 

Abaixo, algumas dicas para curtir Paraty:

 

Tour de graça pelo Centro

Conhecer Paraty em um passeio a pé pode lhe render bons conhecimentos e histórias para contar. O passeio pelo Centro Histórico da cidade, promovido pela Free Walker Tour, mostra alguns segredos, curiosidades e lugares pouco conhecidos em Paraty. É uma ótima forma de conhecer melhor o

 

O free walking tour acontece todos os dias, exceto às quartas-feiras, às 10h30 em português e às 17h em inglês. O valor pelo tour? Você quem escolhe. Não há nenhuma taxa explícita, você contribui com o que pode.

 

Centro Histórico

 

C histórico

O Centro Histórico de Paraty é considerado pela UNESCO como “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso”. É também Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN e é candadita a Patrimônio da Humanidade.

A maçonaria deixou sua forte marca nas fachadas dos sobrados com desenhos geométricos, em relevo.

 

Suas ruas, protegidas por correntes que impedem a passagem dos carros, preservam ainda o encanto colonial, aliado a um variado comércio e a expressões culturais e artísticas muito intensas.

 

Seus casarões coloniais hoje abrigam muitas lojas, ateliers, pousadas e restaurantes. A noite no Centro é onde os turistas e locais se encontram para passear, curtir, comer e comprar.

Na Casa da Cultura sempre pode-se assistir a shows, peças teatrais, exposições e eventos.

 

Durante séculos, Paraty teve uma importância estratégica no Brasil, servindo pra entrada de mercadorias e escravos e pra escoar o ouro vindo de Minas Gerais e o café do Vale do Paraíba. Com o passar do tempo, foram criadas rotas alternativas que reduziram a importância do porto e isolaram Paraty. Assim, a cidade meio que parou no tempo, e por isso podemos hoje curtir ruazinhas que parecem cenário de filme.

 

Forte Defensor Perpétuo

 

forte do defensor perpetuo

Este é o único Forte que ainda existe em Paraty. Chega-se a ele subindo o morro a pé num agradável caminho cercado de mata. No percurso e já no alto do Forte é possível se ter uma belíssima vista de Paraty e a sua Baía.

 

A construção onde funciona o Museu do Forte Defensor Perpétuo foi erguida em 1793, no primeiro núcleo de povoamento da cidade de Paraty, então chamada Vila de São Roque.  O forte foi construído com o intuito de proteger o escoamento do ouro da Estrada Real, bem como a produção de açúcar da região.

 

Com o declínio econômico de Paraty, o Forte ficou em ruínas até 1822, quando foi reconstruído e recebeu o nome atual em homenagem a Dom Pedro I, Imperador e Defensor Perpétuo do Brasil.

 

Trindade

 

trindade 2

 

Trindade.jpg 3

 

 

Não deixe de visitar Trindade, uma vila caiçara localizada a cerca de 30 km do trevo de Paraty, dentro de uma área de proteção ambiental. Trindade é um dos destinos mais visitados do município e também uma ótima opção entre os passeios baratos em Paraty.

 

Trindade

A vila conserva ares rústicos e é considerado um reduto hippie no Estado do Rio de Janeiro. Tem como moradores artistas, pescadores e caiçaras que hoje vivem do turismo, além dos estrangeiros que decidiram largar tudo e se mudar para lá para viver mais próximo da natureza, em um ambiente mais “paz e amor”.

 

As hospedagens são, em geral, baratas com opções de pousadas e campings superacessíveis. Exatamente por ter um clima mais rústico, Trindade oferece boas opções também de refeições, com valores justos.

 

Uma das atrações que consideramos imperdíveis em Trindade é a Piscina Natural Caixa d’Aço, que tem águas claríssimas, cheias de peixinhos. O lugar é ideal para mergulho ou flutuação com snorkel. Não se paga nada para conhecer o local, ao menos que você queira visitá-lo em um passeio de barco. Se quiser ir sem gastar nada, é preciso fazer duas pequenas trilhas, que não exigem muito do visitante, passando pela Praia do Meio e pela Praia do Cachadaço.

 

Mini Estrada Real

 

mini3

 

mini-estrada-real

Os prédios históricos mais importantes do velho Caminho do Ouro, reproduzidos em escala com grande fidelidade arquitetônica, podem ser apreciados no projeto. Instalado a 2km. do trevo de acesso a Paraty (sentido Cunha), o parque temático transformou-se num dos principais atrativos turísticos-educativos da cidade, recebendo milhares de visitas de turistas e alunos das escolas da região.

 

Os modelos arquitetônicos da Estrada Real são desfrutados em um único lugar, com casarões centenários, chafarizes, igrejas, praças, fontes, pontes e muito mais.

 

Você vai passear pela grandiosidade da geografia da Estrada Real e o encanto da história do Brasil colônia podendo admirar a paisagem retratada com as montanhas e o relevo, onde se obtém informações úteis com significado histórico que preservam a memória desta viagem.

Passear pela Mini Estrada Real é entrar na história que constitui um grande patrimônio da humanidade.

 

Além dessas, existem muitas e variadas atrações que podemos citar algumas mais:

 

Praias

Do Cepilho

Do Sono

Do Pontal

Do Jabaquara

Da Lula

Dos Ranchos

 

Igrejas

Matriz de Nª Sª dos Remédios

Nª Sª das Dores

Nª Sª do Rosário

Santa Rita

 

Parque Nacional da Serra da Bocaina

Pedra do Engole

Museu de Arte Sacra

Casa da Cultura

Pouso do Cajaiba (acampamento)

Centro Cultural Sesc Paraty

Galeria Aécio Sarti

Alambique Engenho D’Ouro

Estação Ecológica dos Tamoios

Escuna Estrela da Manhã

 

Gastronomia em Paraty

 

O prazer da boa comida satisfaz a todos os gostos. Com inúmeras opções de restaurantes, a cidade oferece o melhor da culinária internacional, juntamente à saborosa cozinha caiçara, com sua exuberância de peixes e frutos do mar.

 

comida

 

comida 2

 

comida 3

É difícil a tarefa de escolher onde comer em Paraty. A cada esquina do Centro Histórico, e também nos arredores da cidade, surgem restaurantes especializados nas cozinhas da França, da Itália, da Tailândia. Porém, não se pode dispensar em conhecer a saborosa culinária da região, à base de pescados e sempre tendo a banana da terra como acompanhamento.

 

Com o objetivo de não cometer injustiças, pois por Paraty ser uma cidade costeira, os restaurantes são fortes na culinária com frutos do mar. Assim sendo, sugerimos uma consulta no site abaixo que apresenta todas as opções em restaurantes.

 

https://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g303503-c33-Paraty_State_of_Rio_de_Janeiro.html#EATERY_OVERVIEW_BOX

 

Hotéis e Pousadas

 

São inúmeras e variadas. Vale consultar a Booking.com ou pesquisar e negociar preços e prazos. Melhores preços na baixa temporada que vai de 01 de março até 16 de dezembro.

 

Essa é outra difícil tarefa. Consulte:

 

https://www.google.com.br/search?ei=pKlYWs-tHIGZwgTArJmwCA&q=os+cinco+melhores+hoteis+e+pousadas+em+paraty&oq=os+cinco+melhores+hoteis+e+pousadas+em+paraty&gs_l=psy-ab.3…1606262.1610032.0.1611206.17.16.0.0.0.0.283.2096.0j8j4.12.0….0…1c.1.64.psy-ab..8.0.0….0.WiBdRwc-QYo

 

 

Autor: Levy

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *