Paraná – Terra das Águas

Em 2013, o Paraná possuía o quito PIB do Brasil, com 179.270.000 bilhões de reais, representando 5,90% do PIB nacional.

 

O setor primário foi o menos relevante para a economia paranaense: em 2013, a agropecuária representava somente 10,4% do valor total adicionado à economia de todo o estado. O setor agropecuário do Paraná tem grand diversificação e alta produtividade, assim como um progressivo setor industrial. É o estado brasileiro que mais produz milho e soja e o segundo produtor de cana-de-açúcar.

 

O subsolo paranaense possui grandes riquezas minerais. Há reservas significativas de areia. Argeila, calcáreo, caulim, dolomita, talco e mármore, além de demais menores (baritina, cálcio). A bacia carbonífera é a terceira do Brasil, e a de xisto, a segunda. Em relação aos menerais metálicos, mediram-se depósitos de chumbo, cobre e ferro.

O Porto de Paranaguá é responsável pela maior parte das exportações paranaenses para o comércio exterior.

 

 CuritibaO turismo no Paraná é um dos principais setores da economia do estado, oferecendo diversas atrações históricas, naturais e culturais.Possui diversos parques nacionais, destacando-se o Parque Nacional do Iguaçu e o Parque Nacional do Superagui, Curitiba é hoje um importante destino turístico brasileiro, especialmente procurado por turistas oriundos de estados vizinhos que chegam à cidade por via terrestre.

 

Em Maringá existe a Catedral de Maringá, segundo monumento mais alto da América do Sul e décimo do mundo.

Catedral de Maringa

 

A Estrada de Ferro Curitiba – Paranaguá, construída pelo império há mais de cem anos, corta a Serra do Mar através de túneis e viadutos, atravessando precipícios a todo instante. A beleza da paisagem, formada pela mata quase virgem e por diversas quedas d’água, é valorizada pelos abismos. Outro trajeto turístico da Serra do Mar é a Estrada da Graciosa, de história mais antiga que a própria ferrovia, um sinuoso e encantador caminho, em sua maior parte de paralelepipedos, que desce a serra em meio a exuberante vegetação e vistas panorâmicas, chegando a Morretes (por onde também passa a ferrovia), cidade histórica, onde se saboreia o barreado, prato típico do litoral paranaense, e onde se praticam múltiplas modalidades de ecoturismo. A cidade é também famosa pela qualidade e variedade do artesanato e por seus amabiques, que produzem cachaça de qualidade.

 

Cataratas do IguaçuConsiderada uma das maravilhas da natureza, as Cataratas do Iguaçu estão localizadas na fronteira entre Brasil e Argentina, no Parque Nacional do Iguaçu. O parque é hoje a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo e foi tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1986.

 

Parque Estadual de Vila VelhaConsiderado o principal atrativo Natural de ponta Grossa, o Parque Estadual de Vila Velha é composto por três principais elementos: Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada. Conta com uma área de 3122 hectares e é coberto, na sua maior parte, por campos naturais e fauna variada: lobos-guará (já raros), jaguatiricas, quatis, gatos-do-mato, cachorros-do-mato, iraras, furão, catetos, veados, tatus, pica-paus, pombas, perdizes, tamanduás-bandeira e mirins.
O Jardim Botânico possui área total de 278.000 metros quadrados, que diversas partes correspondem à um remanescente florestal típico da vegetação regional (capões), com nascentes que formam os lagos. Sua principal atração é uma estufa de ferro e vidro com 450 metros quadrados, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, que em seu interior abriga exemplares vegetais característicos de regiões tropicais e esculturas como A Mãe (situada no jardim), que também fazem parte da paisagem.

 

 

 

 

Trem Curitiba-ParanaguáSerra Verde Express – A empresa de viação férrea atende a região metropolitana, serra e litoral paranaense. Os 110 km de extensão da ferrovia proporcionam aos turistas conhecerem locais históricos e paisagens exuberantes. Vales, colinas, áreas de preservação ambiental como o Parque Estadual Marumbi complementam o trajeto. Destaca-se ainda, a Ponte São João, com 55 metros de altura, e o Viaduto Carvalho ligado ao Túnel do Rochedo.
A empresa viabiliza pacotes turísticos para Ilha do Mel e outras localidades. Diariamente os trens partem de Curitiba com destino a Morretes e aos domingos seguem até Paranaguá.

 

 Ilha do MelIlha do Mel Cartão de visitas para quem chega pelo mar, a Ilha do Mel, eterna guardiã das principais baías do Paraná, possuí a Floresta Atlântica mais preservada do país. Patrimônio de toda a humanidade, a Ilha do Mel tem 90% de sua área total como área de Preservação Ambiental. As colônias e comunidades de pescadores não estão na área do parque

São diversas praias desertas cercadas por muito verde, manguezais, restingas e Mata Atlântica. Compondo esse ecossistema, orquídeas, bromélias, uma rica vida marinha, e um grande número de aves, destacando o papagaio-chuá ou de-cara-roxa, incluído na lista de animais em extinção, a garça-azul, garça moura, saracura, biguá e o colhereiro.

 

Parque Estadula do GuarteláParque do Guartelá Localizado na região dos Campos Gerais, o Parque Estadual do Guartelá tem como maior atração o Canyon do Rio Iapó, o 6º maior canyon do planeta em extensão. O parque conta ainda com uma biodiversidade característica. Espécies como o logo-guará, a jaguatirica, o veado, o gavião-pombo e a capivara podem ser observadas no Parque. Há, ainda, pinturas rupestres que datam aproximadamente sete mil anos.

 

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Endereço: Avenida Tancredo Neves, 6702, Foz do Iguaçu

Número de telefone: 0800 645 4645

 Hidrelétrica de ItaipuAo visitar o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, aproveite a chance para explorar a Hidrelétrica de Itaipu, a maior usina hidrelétrica operacional do mundo. Visite esta parte estonteante da arquitetura moderna e aprenda sobre sua construção, seu impacto ambiental e sua importância para o povo brasileiro e paraguaio. O tamanho exagerado da Hidrelétrica de Itaipu o deixará sem palavras!

 

Parque Tanguá

Endereço: Rua Oswaldo Maciel, s/n – Pilarzinho, Curitiba – PR, 82130-310

Telefone: 41 3350-9630

 

Parque TanguáInaugurado em 1996, o Parque Tanguá surpreende pela sua beleza. Envolve uma área de 235 mil m², lugar de um antigo complexo de pedreiras desativadas. O Parque Tanguá preserva áreas verdes próximas à nascente do Rio Barigui, com araucárias. Possui uma cascata, dois lagos e um túnel artificial que pode ser visitado de barco ou a pé. O conjunto do parque inclui, também, um mirante, ciclovia, pista de Cooper e lanchonete.

 

Estrada da Graciosa na Serra do Mar Curitiba – Antonina – Morretes

 

Estrada da Graciosa

A Estrada da Graciosa como é conhecida a Rodovia PR-410 que interliga Curitiba às cidades de Antonina e Morretes. É uma das mais belas do país onde atravessa o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil e sendo assim declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Rodeada pela mata fechada de preservação e pelos belos riachos que nascem na Serra do Mar com seus 28 km de extensão.

 

Santa Felicidade

Santa Felicidade

 

Santa Felicidade era também um caminho de passagem de tropeiros nos séculos 18 e 19. A parada das tropas, para repouso e alimentação, contribuiu para a tradição gastronômica do bairro. Nos dias de hoje, Santa Felicidade abriga cerca de 30 restaurantes, alguns com capacidade para mais de mil lugares. Possui, também, vinícolas, cantinas de vinho, lojas de artesanato e móveis de vime e junco. Eventos típicos como a Festa anual da polenta e do frango, no Bosque São Cristóvão, manifestam as tradições de cultura italiana de Santa Felicidade.

 

Em 1891, atendendo à forte religiosidade dos imigrantes italianos, erigiu-se a Igreja São José, em Santa Felicidade. Em 1899, construiu-se a primeira escola. Na virada do século 19 para o 20, a região já era habitada por cerca de 200 famílias. Algumas construções dessa época ainda existem na região, como a Casa Culpi, a Casa dos Arcos, a Casa dos Gerânios e a Casa das Pinturas.

 

Praia do Farol

 

Praia tranquila de mediana extensão, é conhecida por sua beleza natural e tranquilidade. É considerada um dos melhores destinos turísticos da cidade, recebendo diversos turistas durante a alta temporada. É um bom lugar para relaxar, tomar um delicioso banho de mar e admirar a bela paisagem. Conta com uma larga faixa de areia clara, o mar é calmo, formando pequenas ondas quando venta. De águas cristalinas, é muito propício para o banho e para a prática de esportes náuticos, como windsurf. Essa praia é o cenário ideal para um ótimo dia de férias, seja para jovens ou adultos. No verão, costuma ser bastante procurada por famílias com crianças. A praia tem esse nome por conta do farol instalado em um dos morros próximos, coberto de vegetação nativa. Conta com boa infraestrutura de bares, restaurantes e pousadas.

 

O aeroporto de Curitiba fica em município vizinho, São José dos Pinhais, distante 18 km do centro da capital. Para quem quiser fazer os passeios com carro próprio, existem as principais locadoras já no aeroporto.

 

Aqueles que vão para Curitiba, via São Paulo ou Santa Catarina, utilizarão a BR476, que começa no Vale da Ribeira, em São Paulo, e termina na divisa do Paraná com Santa Catarina.

 

 

 

 

 

 

 

Autor: Levy

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *